O Orçamento Participativo desenvolve-se ao longo de um processo participativo, que inclui diversas fases:
1ª fase: Definição de verba a afetar ao Orçamento Participativo, dos mecanismos de participação e da equipa de acompanhamento. Nesta fase, o executivo municipal aprova a dotação orçamental, o processo de participação e a equipa técnica municipal que irá acompanhar o Orçamento Participativo.
2ª fase: Divulgação do Orçamento Participativo. Nesta fase, será divulgado o OP em todo o concelho, utilizando diversos meios ao dispor como outdoors, folhetos, rádio, vídeos promocionais.
3ª fase: Recolha de propostas. Nesta fase, serão realizadas Sessões Participativas por todas as freguesias onde os munícipes terão oportunidade de apresentar as suas propostas e colocadas a debate e votação.
4ª fase: Avaliação técnica das propostas pelos serviços da Câmara Municipal de Vagos e respetiva publicação. Nesta fase, os serviços técnicos do Município recebem as propostas eleitas nas Sessões Participativas e farão a análise técnica e fundamentada. Os proponentes serão informados da decisão da análise, tendo depois um período para reclamações.
5ª fase: Votação dos projetos pelos munícipes. Nesta fase, os projetos elegíveis para votação serão submetidos na plataforma de gestão do Orçamento Participativo, para que seja possível aos munícipes votarem nos projetos que entenderem estar mais de acordo com a sua perspetiva de desenvolvimento da freguesia e do Concelho.
6ª fase: Apresentação dos resultados, incorporação do(s) projeto(s) mais votado(s) no plano de atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Vagos. Nesta fase, serão divulgados os projetos mais votados pelos munícipes.
7ª fase: Implementação do(s) projeto(s) vencedor(es). Nesta fase, os projetos vencedores serão implementados no terreno, com o acompanhamento dos proponentes.
8ª fase: Avaliação do processo e elaboração de Relatório Final. Nesta fase, será elaborado um relatório final que fará a avaliação do processo do Orçamento Participativo do corrente ano.